Submissões

Submissões online

Já possui um Login/Senha de acesso à Da Compreensão como Método?
Acesso

Não possui Login/Senha?
Inscrições

A inscrição, criando seu login e senha, é obrigatória para submissão de documentos online e acompanhar a situação de submissões.

 

Diretrizes para Autores

Podem submeter trabalhos pesquisadores de todos os estágios da vida acadêmica – graduandos, graduandos, pós-graduandos, mestres e doutores –, em autoria individual ou conjunta.

Devem ser encaminhadas propostas de comunicação na forma de resumos expandidos. Os resumos aprovados devem, obrigatoriamente ser desenvolvidos como artigos completos para serem efetivamente aceitos e incluídos na programação do evento.

Os textos devem ser encaminhados a um dos três eixos temáticos ao redor dos quais se organizam as mesas de apresentação de trabalhos, nos dias 13 e 14 de novembro:


EIXO TEMÁTICO I: “LITERATURA, ARTE E COMPREENSÃO”
Ementa: Desde tempos imemoriais, em conjugação com as religiões e os mitos ou de forma autônoma, as artes – música, literatura, narrativa audiovisual, artes visuais, artes performáticas – têm sido um importante campo de construção de conhecimento e leitura de mundo. Assim, a partir de sensibilidades individuais e coletivas, apresentam organizações estéticas e narrativas que buscam compreender processos regionais, nacionais e transnacionais e os modos como esses processos impactam novas estruturas de pensamento e novos marcos mundiais de ação, assim como a afirmação de identidades culturais, religiosas, étnicas, territoriais e de gênero.
Palavras-chave: Narrativa. Estética. Hermenêutica. Identidade. Territorialidade. Glocalização.

EIXO TEMÁTICO II: “JORNALISMO, DIALOGIA E COMPREENSÃO”
Ementa: Este eixo temático se debruça sobre as interfaces entre jornalismo e compreensão, abarcando três frentes principais de trabalho: 1) a do jornalismo enquanto campo de construção de conhecimento, ao compreender as atividades de apuração e redação jornalística enquanto modalidades de interpretação e atribuição de sentido à realidade; 2) a da pluralidade de vozes sociais no jornalismo, da representação de diferentes formas de conhecimento e visões de mundo; 3) a da promoção da empatia e da alteridade por meio de narrativas jornalísticas.
Palavras-chave: Jornalismo e compreensão. Jornalismo literário. Jornalismo humanitário. Reportagem. Dialogismo. Polifonia.

EIXO TEMÁTICO III: “PENSAR E AGIR COM O SIGNO DA COMPREENSÃO”
Ementa: O pensar com o signo da compreensão reúne trabalhos de natureza predominantemente teórica e epistemológica, enquanto o agir compreensivo convoca para o campo de uma ética fundadora de práticas que promovem a solidariedade e a paz, a democracia e a justiça social. O pensar e o agir compreensivos dialogam com as incertezas da vida e da história, com a complementaridade dos opostos, com a compreensão do erro e da própria incompreensão. Compreender, abraçar, incluir, integrar no pensamento e na ação compreensiva significa buscar instituir um princípio conversacional, dialógico e não violento em todo lugar onde o argumento da força proclama o domínio da violência contra o outro.
Palavras-chave: Teoria da compreensão. Prática da compreensão.
Ecologia de saberes. Epistemologias do Sul.  Democracia cognitiva. Diálogo social.
Textos de apoio sobre a epistemologia da compreensão podem ser acessados aqui.

Os resumos devem ter extensão mínima de 2.000 (dois mil) e máxima de 2.500 (dois mil e quinhentos) caracteres com espaços, incluindo título, subtítulo e palavras-chave. A autoria pode ser individual ou conjunta.

As propostas devem deixar claro o objeto de estudo, a questão de pesquisa, os objetivos e a metodologia de trabalho. Também devem explicitar como o texto aplica o método da compreensão ou com ele dialoga.

Textos de apoio sobre o método da compreensão podem ser acessados aqui.

A data final para o envio do resumo expandido é o dia 8 de setembro de 2019. Aqui você encontra o template do resumo expandido.

Os trabalhos aceitos deverão ser enviados, em forma de artigo/ensaio completo até o dia 21 de outubro de 2019, de acordo com o template específico. Autores de trabalhos aceitos devem realizar pagamento de inscrição até o dia 10 de outubro de 2019.

Não se aceitarão trabalhos (tanto resumos expandidos como artigos completos) fora das normas dos respectivos templates. Também não se aceitarão trabalhos que manifestem descuido com a escrita correta ou falta de clareza na exposição do pensamento.

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. A proposta possui aderência ao eixo temático ao qual estádestinada.
  2. O resumo expandido está formatado de acordo com o template específico.
  3. O resumo expandido segue os parâmetros de  extensão mínima de 2.000 (dois mil) e máxima de 2.500 (dois mil e quinhentos) caracteres com espaços, incluindo título, subtítulo e palavras-chave.
  4. A proposta deixa claro o objeto de estudo, a questão de pesquisa, os objetivos e a metodologia de trabalho.


  5. A proposta explicita como o texto aplica o método da compreensão ou com ele dialoga. (Textos de apoio sobre o método da compreensão podem ser acessados aqui)
  6. Ao submeter este resumo expandido assume-se o compromisso de, caso haja aceite, trabalhar a proposta na forma de artigo completo a ser submetido até o dia 21 de outubro de 2019, seguindo o respectivo template.
  7. Ao submeter este resumo expandido, os autores manifestam a ciência de que, caso haja aceite, devem realizar pagamento de inscrição até o dia 10 de outubro de 2019.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.